O voo da TAM que sai do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São
Paulo, às 8h30 em direção a Brasília (DF) teve o número mudado em 26 de
novembro, data citada na premonição do vidente Jucelino Nóbrega da Luz
sobre um acidente aéreo envolvendo a companhia. Consultada, a TAM não se
manifestou sobre o motivo da mudança até esta publicação.
Uma consulta ao site de venda de passagens da companhia aérea revela
que a companhia deixou de usar, na escala válida para 26 de novembro, o
número JJ 3720 para o voo. Na data e horário, o mesmo voo tem o número
JJ 4732. No dia anterior e no dia posterior à data, o número volta a ser
JJ3720, de acordo com as informações disponíveis na página na internet
da empresa na quarta-feira (19).
O vidente registrou em um cartório de São Paulo que em 26 de novembro
o voo JJ3720 sairá de Congonhas em direção a Brasília, apresentará
problemas em uma das turbinas e se chocará com um prédio na Avenida
Paulista, perto do cruzamento com a Alameda Campinas.
O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV), da
Aeronáutica, informou, no entanto, que nenhuma aeronave comercial que
decola de Congonhas para Brasília tem como rota sobrevoar a Paulista.
Pilotos ouvidos pelo G1 também relataram que, após a decolagem, os
aviões seguem para o sul, em rota sentido Interlagos.
Alerta a condôminos
Um aviso sobre a premonição foi distribuído na terça-feira (18) pelo
síndico do Edifício Barão de Serro Azul, Severino Alves de Lima, de 67
anos. O prédio fica na Avenida Paulista, próximo ao local relatado pelo
vidente da suposta queda. Lima contou que tomou a iniciativa de escrever
o comunicado para informar funcionários e locatários das salas
comerciais do prédio, onde funcionam escritórios e consultórios.
“Quando houve aquele incidente com o avião do Eduardo Campos eu
fiquei sabendo que ele tinha previsto uma série de situações. Umas
ocorreram e outras não. Eu fui no cartório, peguei uma cópia da carta
que ele havia registrado em cartório e guardei. Agora achei conveniente
divulgar para os condôminos", disse o síndico. No aviso, ele deixa ao
cuidado de cada um a responsabilidade de liberar ou não os funcionários
na data da premonição.
Premonição
O vidente Jucelino Nóbrega da Luz afirmou que registrou no 8º Cartório
de Títulos e Documentos de São Paulo, em 24 de outubro de 2014, um
documento em que alerta sobre a possibilidade de o voo TAM JJ 3720
Congonhas-Brasília apresentar problemas em uma das turbinas e chocar-se
contra um prédio da Avenida Paulista às 9h do dia 26 de novembro de
2014.
Nóbrega da Luz explicou que essa previsão apareceu para ele durante
um sonho premonitório em julho de 2005 e disse que desde então envia
cartas à companhia sobre o fato. "O avião sairia às 8h30 de Congonhas
indo para Brasília. Esse voo tem problemas nas turbinas. Pedimos para a
empresa amigavelmente para que retirasse esse avião e fizesse uma
vistoria para localizar o defeito. Foram feitos vários contatos. A
empresa respondeu e também tem uma notificação via cartório", relatou.
Segundo o vidente, pessoas que compraram passagens mostraram para ele
cópias do cancelamento do voo. No documento com detalhes da suposta
tragédia, ele diz que espera estar errado e pede que sejam tomadas
providências imediatas. "O prejuízo maior será esse acidente tornar-se
realidade", afirmou, defendendo que o cancelamento do voo evitaria uma
"catástrofe".
O acidente, ainda segundo ele, provocado por pane seria evitável
porque não é um fato natural. "Quando a gente fala fato natural é aquele
que você não tem como alterar, como um terremoto, um furacão. Um fato
destes, como é mecânico, você tem como alterar. Não é uma ficção como
mostra um filme de premonição. A morte não vai seguir ninguém. É só
naquele dia. Se não acontecer naquele dia, provavelmente não vai
acontecer mais", disse.
A TAM informou, em nota, que segurança é um valor imprescindível em
todas as suas operações e em razão disso, considerou o alerta e
permanecerá atenta às operações no período citado. A companhia disse
ainda que realiza manutenções preventivas com regularidade em toda a sua
frota e que as operações aéreas da empresa estão certificadas pelas
principais autoridades aeronáuticas do mundo, que exigem o cumprimento
de rigorosos requisitos de segurança.
F:C.E
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