Dilma assiste à cerimônia de posse de Evo Morales, em La Paz

Presidente desembarcou nesta manhã na capital da Bolívia para posse.
Ela retornará ainda nesta quinta a Brasília, informou o Palácio do Planalto.

A presidente Dilma Rousseff, na chegada à Bolívia, acompanhada do prefeito de El Alto, Edgar Ticona (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
 
A presidente Dilma Rousseff assistiu nesta quinta-feira (22) à cerimônia de posse do presidente da Bolívia, Evo Morales, em La Paz, capital do país vizinho. Morales foi reeleito no ano passado para o terceiro mandato à frente do Palácio Quemado.

Para ir à cerimônia de posse de Morales, Dilma deixou de comparecer ao Fórum Econômico Mundial, em Davos (Suíça), para o qual tinha sido convidada. No lugar dela, foram os ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Marcelo Néri (Assuntos Estratégicos).

Em 1º de janeiro deste ano, Evo Morales esteve em Brasília e acompanhou a solenidade de posse de Dilma, no Palácio do Planalto, onde ela recebeu, entre outros, o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, e os presidentes do Uruguai, José Mujica; do Chile, Michelle Bachelet; e da Venezuela, Nicolás Maduro.

Pela manhã, a presidente participou da cerimônia na Assembleia Legislativa Plurinacional, em La Paz. Em seguida, está prevista outra cerimônia, no Palácio do Governo, onde Evo Morales receberá cumprimentos de delegações internacionais.

A presidente Dilma e o presidente do Equador, Rafael Corrêa, durante a cerimônia de posse de Evo Morales (Foto: Reprodução) 
A presidente Dilma e o presidente do Equador,
Rafael Corrêa, durante a cerimônia de posse de
Evo Morales (Foto: Reprodução)
 
Na semana que vem, Dilma deverá participar da Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos (Celac), na Costa Rica.

Antes da cúpula, porém, no dia 27, a presidente receberá no Palácio do Planalto os 39 ministros que compõem o governo. Será a primeira reunião ministerial do segundo mandato. Dilma discutirá metas e ações do governo e temas considerados “prioritários” para 2015.

Reeleição
 

Evo Morales foi reeleito para comandar a Bolívia pelo terceiro mandato, de cinco anos. De origem indígena, ele foi reeleito em outubro com 61% dos votos. Em seu primeiro discurso depois de confirmada a reeleição, em La Paz, Morales falou a uma multidão que acompanhava a apuração em frente ao palácio do governo e dedicou a vitória a Fidel Castro, Hugo Chávez e a todos os governos “anti-imperialistas” do mundo.

 FONTE : G1

Postar um comentário

0 Comentários