Tornado deixa rastro de destruição em Marechal Cândido Rondon com ventos de 115 Km/h

[Divulgação]

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) confirmou que um tornado atingiu a cidade de Marechal Cândido Rondon, no oeste do Paraná, na tarde desta quinta-feira (19). Segundo o Corpo de Bombeiros, pelo menos 20 pessoas ficaram feridas. O Simepar informou que os ventos passaram de 115 km/h, deixando um rastro de destruição.

Na entrada da cidade, os sinais deixados pela força do tempo eram inacreditáveis. Uma fileira de postes foi simplesmente derrubada e alguns ficaram retorcidos.

O Portal de Marechal Cândido Rondon, marca da cultura germânica, teve parte das telhas arrancadas. E a cada passo dentro do município, as surpresas eram mais negativas.

Comércios, casas, prédios públicos, igrejas, veículos, tudo com marcas de destruição. Em menos de dois minutos, segundo a população, o tornado, acompanhado da chuva, não deixou nada intacto por onde passou. O tornado atingiu, principalmente, a região Oeste de Marechal.

O trânsito ficou complicado. Curiosos ou pessoas em busca de notícias de amigos e parentes deixaram os trajetos mais difíceis. Muitas árvores também estavam pelo caminho, várias na sequência, algumas arrancadas pela raiz. Para se ter ideia da força do vento, um ônibus e um caminhão foram tombados durante o tornado. O galpão da cooperativa ficou quase sem cobertura. No bairro São Lucas, outra área bastante afetada, a Escola Municipal Marechal virou um amontoado de ferros retorcidos.

Parte do município ficou sem energia elétrica e internet. Funcionários da Copel tentavam fazer os ajustes para a comunicação retornar. Na Defesa Civil, muito trabalho. Até o início da noite, já haviam sido distribuídos 4000 m² de lonas. Toda hora, os moradores chegavam para buscar um pedaço para cobrir o que sobrou.

A prefeitura de Marechal Cândido Rondon informou que pelo menos 1,5 mil casas foram atingidas pelo vento forte. O secretário Lair Bersch disse que a prefeitura deve decretar situação de emergência. A Defesa Civil já entrou em contato com a Casa Militar do governo do Paraná para iniciar os procedimentos do decreto.






Fonte: CiaNorte Agora

Postar um comentário

0 Comentários