Municípios ficam no sul; 14 foram reconhecidos pelo governo do estado.
Cheia de rios, queda de pontes e deslizamentos estão entre estragos.
Subiu
para 19 o número de municípios de Mato Grosso do Sul que decretaram
situação de emergência por conta dos estragos provocados pelas chuvas
das últimas semanas. Mundo Novo, a 458 km de Campo Grande,
entrou para a lista e calcula prejuízos de cerca de R$ 4 milhões a
psicultores, segundo informou a Defesa Civil do município nesta
quinta-feira (10).Das cidades em situação de emergência, 14 foram reconhecidos pelo governo do estado: Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado.
Os demais municípios decretaram emergência sem a intermediação da Defesa Civil e aguardam confirmação do governo do estado: Mundo Novo, Campo Grande, Deodápolis e Jardim e Bela Vista.
Mundo Novo fica no sul do estado e é vizinha de outros municípios que já tinham decretado emergência. Segundo a Defesa Civil municipal, os maiores estragos foram na zona rural, onde a psicultura e agricultura foram afetados. No caso dos tanques de peixes, a perda chega a 100%, segundo o órgão.
Ministro
O ministro de Integração Nacional, Gilberto Occhi, visitou na terça-feira (8) a região sul do estado, mais afetada pelas chuvas. Ele prometeu ajuda, mas não garantiu recursos federais para a recuperação das cidades.
Occhi e o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) sobrevoaram as cidades de Naviraí, Amambai, Tacuru, Caarapó e Juti para verem a dimensão dos estragos. Em Tacuru, Reinaldo esteve na entrada da cidade onde parte do asfalto foi arrancada. No município de Caarapó, o governador foi até o balneário onde uma barragem se rompeu no fim de semana.
Já em Amambai, Reinaldo esteve na rodovia MS-289 que liga a cidade a Coronel Sapucaia. O governo calcula que 3 mil quilômetros de rodovias tenham ficado danificados, além de 80 pontes.
Fonte: G1
0 Comentários
Deixe seu comentário...