Eldorado - Epidemia de dengue faz Eldorado declarar alerta de saúde pública

[Ilustração] O município criou um Comitê de Mobilização, Prevenção e Combate ao mosquito

Prefeitura aponta aumento no número de casos suspeitos da doença.
No dia 5 município promoverá Dia D de combate ao mosquito.


A prefeitura de Eldorado, a 435 quilômetros de Campo Grande, decretou situação de alerta de saúde  para combater a prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika vírus e  febre chikungunya. A declaração foi assinada na quinta-feira (28), pela prefeita  Marta Maria de Araújo e publicada na edição desta sexta-feira (29), do Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul.

A prefeita justifica a declaração apontando que aumentou o número de pessoas contaminadas pelas doenças transmitidas pelo mosquito, que foi ampliado o risco de casos de dengue hemorrágica no município em razão da circulação de vários tipos de vírus da doença e que o índice de infestação do Aedes Aegypti tende a crescer devido ao grande volume de chuvas na região.

Com a declaração, o município criou um Comitê de Mobilização, Prevenção e Combate ao mosquito, que vai envolver vários órgãos municipais, inclusive, com a cedência e convocação de servidores, além de entidades e instituições da sociedade civil.

Também ficou definido que o prazo para os proprietários ou responsáveis por terrenos baldios que possam ser foco do mosquito, após serem notificados pela Vigilância Sanitária municipal terão 48 horas, em vez de dez dias, para fazerem a limpeza dos locais e que caso haja necessidade de uso de máquinas públicas será cobrado o valor de R$ 1 por cada metro quadrado limpo.

O decreto prevê ainda que no dia 5 de fevereiro será realizado o “Dia D” de combate a dengue no município, com a mobilização de servidores da área administrativa.

Fonte: G1 Ms

Postar um comentário

0 Comentários