A invasão inicial teria ocorrido na tarde de ontem (07/03). [Foto ilustração] |
O sistema de dados “on line” da Prefeitura de Itaquiraí foi invadido por hackers. A invasão inicial teria ocorrido na tarde de ontem (07/03). O problema maior foi percebido somente na manhã de hoje, quando servidores chegaram para iniciar o expediente e ao ligarem os computadores constataram os danos ao sistema, com mensagens codificadas deixadas pelos invasores.
Ao tomar conhecimento da ação criminosa, imediatamente o prefeito Ricardo Fávaro Neto acionou a Polícia Federal, pedindo investigação do caso. De acordo com o chefe de Gabinete, Francisco Eurico Ribeiro, nos primeiros levantamentos feitos, os principais locais invadidos pelos hackers foram o sistema Beta, que registra as compras, arrecadação e finanças, além do sistema que registra dados de projetos e convênios.
“Em função deste grave problema, infelizmente, suspendemos por tempo indeterminado o atendimento ao público, pois, tudo é feito pelo sistema on line. Porém, não sabemos afirmar se algum dado foi copiado. A verdade é que todo o sistema está travado e agora aguardamos a chegada da Polícia Federal para as investigações. Posteriormente, teremos a presença de técnicos que irão trabalhar para restabelecimento dos sistemas”, explica Eurico Ribeiro.
Ao falar da denúncia feita pela Prefeitura de Itaquiraí à Polícia Federal, o secretário de Planejamento e Finanças, José Belo, disse que nada pode ser feito sem antes ocorrer a presença dos investigadores.
“Pedimos a compreensão da população e dos cidadãos que precisarem dos serviços públicos do Município, na Prefeitura. Aliás, que ninguém se assuste com a chegada dos Federais na Prefeitura, pois, precisamos registrar esta ocorrência para que a situação seja enfrentada de acordo com a determinação da Justiça”, justificou Belo.
Fonte: Assessoria
0 Comentários
Deixe seu comentário...