[Foto Divulgação Assessoria] |
Mais dez participantes concluíram na tarde de ontem (31), o curso de Operador de Retroescavadeira, oferecido pela Prefeitura de Itaquiraí. O curso foi realizado através de parceria entre o Município de Itaquiraí, Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), Sindicato Rural Patronal de Naviraí, por intermédio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher de Itaquiraí.
A coordenadora de Políticas Públicas para a Mulher, Lucy Margarene Rozo Zampiva, informa que o curso foi iniciado no dia 29 de agosto, com aulas teóricas e práticas ministradas pelo instrutor do Senar, David Bambil Dias. As aulas práticas aconteceram no parque de máquinas da Secretaria Municipal de Obras, com o apoio do secretário José Carlos Loro – Carlão.
Segundo o instrutor David, os participantes tiveram informações de realizar manutenção básica de máquinas pesadas e operá-las, remover e drenar solos e executar construção de aterros, abertura de valas, canais e carregamento.
“Inicialmente, passamos o conhecimento teórico quanto ao funcionamento correto do trator retroescavadeira, bem como demonstramos as técnicas de manuseios e operação deste equipamento e os seus mecanismos e sistemas, e como devem ser operados com segurança e perícia por parte do operador, que é o responsável por sua operação com produtividade e, sobretudo, a devida segurança. Posteriormente, cada um teve a oportunidade de executar na prática os conhecimentos obtidos durante as aulas”, observou Bambil.
“Com a apresentação deste e outro curso que está em andamento, estamos cumprindo a determinação do chefe do Executivo Municipal de proporcionar cursos profissionalizantes, primeiro para garantir uma profissão para as pessoas, para que, capacitadas possam encontrar uma vaga no mercado de trabalho.
Portanto, é o Município, o Senar, o Sindicato Rural de Naviraí e a Coordenadoria da Mulher, atuando em ações que resultam em benefício social e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos”, afirma Lucy Zampiva ao defender a realização dos cursos profissionalizantes.
Fonte: Assessoria
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