O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias chuvosos. Por isso, é necessário ter calma e adotar procedimentos simples, como diminuir a velocidade, acender o farol, ligar o limpador de para-brisa, o desembaçador e manter a distância de pelo menos dois carros em relação ao automóvel da sua frente.
É fundamental ter paciência, não exceder os limites de velocidade estabelecidos nas vias e evitar frenagens bruscas. Também é recomendado utilizar luz baixa para que os demais condutores tenham maior visibilidade do seu veículo.
A tão temida aquaplanagem ocorre quando se forma uma lâmina de água na pista, deixando-a escorregadia. Os pneus perdem contato com o solo e ficam sem aderência e sem controle.
Caso você enfrente uma, a dica é manter a calma, não pisar no freio bruscamente e nem acelerar: segure no volante com firmeza e mantenha as rodas retas. Aos poucos, tire o pé do acelerador e mantenha o veículo engrenado até voltar a ter total controle do automóvel e senti-lo com os pneus firmes no solo.
Só passe com o carro em uma via alagada se a altura da água não ultrapassar a metade das rodas do carro. Passe devagar pelo local alagado, engatando a primeira marcha e mantendo a aceleração constante sem deixar o automóvel morrer.
Se a água estiver acima deste nível, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar para passar.
Observe as condições do veículo
É fundamental que os freios estejam funcionando perfeitamente. Não rode na chuva com um pneu careca, pois eles ficam mais escorregadios. Observe se as paletas do limpador do para-brisa estão em boas condições, se o ar condicionado está funcionando bem e se as luzes do carro estão funcionando corretamente.
Caso você fique insegura ou esteja chovendo muito, pare o automóvel em um local seguro e acione o pisca-alerta. Evite acostamentos e nunca pare em avenidas movimentadas e locais proibidos. Espere até a chuva diminuir ou passar para seguir viagem em segurança!
Fonte: Redação
0 Comentários
Deixe seu comentário...