Pessoas que estavam de barco no local passaram a vascular o rio a procura das vitimas. (Foto:Divulgação) |
Sebastião Ruel da Silva de 46 anos e seu sobrinho João Paulo Vieira Ruel de 13 anos, morrem afogados por volta das 16h30m, da tarde de ontem (27), nas águas do rio Paraná, no município de Eldorado.
Segundo informações as vitimas estavam com outras pessoas na “prainha” do Porto Morumbi, se banhando nas águas do rio Paraná. O tio e o sobrinho foram caminhando para o lado da correnteza, e em determinado momento, chegaram a um lugar mais profundo e não conseguiram retornar por causa da força da água.
Um homem que também se banhava no rio, ao percebeu que uma pessoa estava se afogando , tendo rapidamente se aproximado do local no intuito de salvá-la, mas não conseguiu, pois a correnteza estava forte e profunda, mas viu o corpo do menor se afundando e não voltou mais á superfície.
Pessoas que estavam de barco no local passaram a vascular o rio a procura das vitimas. O Corpo de Bombeiros foi acionado e compareceu ao local juntamente com a Polícia Civil.
Os corpos foram localizados e encaminhados ao IML(Instituto Médico Legal) para serem analisados pelo médico legista. O caso foi registrado como morte a esclarecer.
Cuidados
Afogamento é a terceira causa de morte acidental entre crianças e adolescentes em todo o mundo. Diante do calor é comum principalmente nos finais de semana, o procurar por locais para se refrescar como piscinas, rios e balneários, porém é importante tomar alguns tomar alguns cuidados.
Os banhistas devem evitar brincadeiras que coloquem a segurança em risco durante o nado ou mergulho e evitar mergulhos em locais com profundidade menor que o dobro da altura corporal.
Segundo os bombeiros é sempre recomendável evitar excesso de bebida alcoólica e procure um local que tenha “salva-vidas”. Caso siga para nadar é importante avisar as pessoas mais próximas, e se for em rios, evitar ficar perto de embarcações. “Nunca mergulhar de cabeça em locais fundos, que sejam desconhecidos.
Não deixem crianças sob cuidado de pessoas estranhas ou brincando perto de piscinas. Se for vítima de afogamento, mantenha a calma e guarda suas forças para flutuar, para depois acenar por socorro.
Só grite se alguém puder ouvir, pois estará apenas se cansando. Se estiver em um rio, coloque os pés à frente, barriga para cima e direcione o braço, para usá-los como um leme. Assim a correnteza a levará para margem.
Se for socorrer alguém em afogamento, o recomendado é jogar algo para que a pessoa possa usar de flutuação, como garrafa pet vazia tampada, tampa de isopor, bola ou algo semelhante. Espere a pessoa se agarrar ao objeto, para depois tentar puxá-la.
0 Comentários
Deixe seu comentário...