'Nunca tive câncer, porque não deixei ele ficar em mim', diz empresária que venceu luta contra a doença em MS

Ela é exemplo no tratamento do câncer — Foto: Reprodução TV/Morena

Foi durante um simples toque na mama, no banho, que a empresária Hercione Rocha Cristianini, de 57 anos, descobriu o câncer. No mesmo dia, ela foi ao médico e iniciou o tratamento. Conforme especialistas, que fazem alerta nesta segunda-feira (4), Dia Mundial de Combate ao Câncer, a chance de cura é de 95%, quando diagnosticada no início.





"Pânico, desespero, morte. Essa foi a minha primeira reação, porque eu acho que lá no meu fundo, eu já me condenei", diz. Houve o início das sessões de quimioterapia e Hercione então perdeu os cabelos, foi o momento mais dramático para ela. No entanto, ela diz que "encarou de frente".

"Eu não conseguia me imaginar sem cabelo, porque era uma coisa que eu cuidava muito. Mas, na mesma hora que eu chorei, falei: peraí, cabelo crescer, o cabelo vai crescer. Vou ficar careca, vou, mas é a minha saúde que tá em jogo"
Em 2017, mais de 8,7 mil pessoas foram diagnosticadas com câncer em Mato Grosso do Sul. O de mama é o mais comum entre as mulheres e o de próstata, entre os homens. Os números são do Instituto Nacional do Câncer (Inca), que alerta para a importância da prevenção.





Especialista também destacam avanços significativos nos últimos 5 anos, com novos métodos de tratamentos e exames feitos no corpo inteiro e em poucos minutos, com extrema precisão, além de terapias alvo e imunoterapias. "Primeiro tenho que fazer uma diagnóstico, baseado nos exames que eu tenho como tomografia e ressonância e depois fazer uma análise molecular deste tumor"

Ainda de acordo com os médicos, toda a tecnologia da medicina, de nada adianta, se não houver conscientização para buscar o tratamento da doença.

"Faça da sua ferida a sua vitória. Por que isto? Pra você continuar contando a sua história para os outros. A minha foi essa e eu nunca tive câncer, porque eu não deixei o câncer ficar em mim e eu não vou deixar", finalizou.





Nesta segunda-feira (4), no Hospital de Amor (antigo Hospital de Barretos), será realizada uma palestra sobre a prevenção e conscientização sobre o câncer de mama e o câncer de colo de útero, além de exames de mamografia e preventivo (papa nicolau), tudo de graça. O agendamento da mamografia deve ser para mulheres de 40 a 69 anos feito pelo telefone (67) 3304 - 6600 e o preventivo é livre demanda, para mulheres de 25 a 64.

Em ambos os casos, é necessários levar documentos como CPF, RG, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. São ao todo 100 vagas de preventivo e 40 de mamografia.

Fonte: G1

Postar um comentário

0 Comentários