Cinco dias depois de voltar para Três Lagoas, ele teve manchas e feridas na pele, que são típicas do sarampo. Esse é o primeiro caso de sarampo do estado, mas é tratado como um caso “importado” .
No estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, foram registradas 31 notificações de casos suspeitos da doença: 27 foram descartados e 4 continuam em investigação. O paciente morador em Três Lagoas não era um dos casos investigados.
Todo o Brasil está em campanha de vacinação contra a doença. A prioridade é imunizar crianças de seis meses a menores de um ano. O estado recebeu mais de 23 mil doses extras.
Casos de sarampo no Brasil
O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (4) que os casos de sarampo no país totalizam 2.753 desde junho, quando um novo surto da doença teve início. Os estados de São Paulo e Pernambuco, juntos, registraram quatro mortes.
As informações foram divulgadas pelo secretário de Vigilância em Saúde da pasta, Wanderson Kleber de Oliveira, em Brasília. Segundo ele, é importante separar os dados do surto atual dos números daquele que ocorreu no início do ano na região Norte do país, que durou até maio.
O sarampo é uma doença transmitida por um vírus, altamente contagioso, que dá febre, mal-estar, dores pelo corpo, conjuntivite e bolinhas vermelhas espalhadas na pele.
O vírus do sarampo pode igualmente causar infecção acompanhada de edema no sistema nervoso central – conhecida como encefalite- que também pode ser grave, fatal ou deixar sequelas neurológicas. Outras complicações do sarampo incluem infecção no ouvido ou diarreia.
0 Comentários
Deixe seu comentário...