Sargento aposentado morre ao salvar adolescente de 13 anos de afogamento em SP

Sargento Mantovani acabou morrendo ao salvar garotinha que se afogava no mar em Guarujá, SP — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Idoso teve um mal súbito no mar e foi resgatado por um guarda-vidas. Apesar das manobras de salvamento, ele não resistiu.


Um sargento aposentado da Polícia Militar, de 60 anos, morreu na manhã deste domingo (6) ao salvar uma adolescente de 13, em uma praia de Guarujá, no litoral de São Paulo. José Cláudio Mantovani morava na cidade de Cerqueira César, no interior paulista. As informações foram confirmadas ao G1 na manhã desta segunda-feira (7), pelo Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar).

De acordo com as autoridades, por volta das 11h45, ele estava na Praia da Enseada e escutou o pedido de socorro da mãe da menina, que teria sido arrastada por uma corrente de retorno. Ele decidiu entrar no mar para tentar salvar a menina e conseguiu retirá-la da correnteza antes que ela se afogasse.

No entanto, o sargento aposentado teve um mal súbito na água, segundo o GBMar. Banhistas que estavam no local acionaram um guarda-vidas, que auxiliou na retirada do idoso da água, e constatou que ele havia tido uma parada cardiorrespiratória. Uma equipe dos bombeiros também foi acionada para auxiliar no salvamento.

Manobras de reanimação foram usadas pelas autoridades e ele foi socorrido à uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade, onde foi constatada a morte. Ao GBMar, a esposa do idoso informou que ele era hipertenso e não fazia uso de bebida alcoólica. Mantovani era sargento aposentado pelo 53º Batalhão de Polícia Militar do Interior.

Mais ocorrências

Ao longo do fim de semana, foram registradas 380 ocorrências no mar, incluindo oito mortes. De acordo com o GBMar, até esta segunda-feira, foram registrados atendimentos em oito cidades da Baixada Santista, uma do Vale do Ribeira e três do Litoral Norte.

Ao todo, foram 130 ocorrências no sábado e 250 no domingo, nas cidades de Santos, São Vicente, Guarujá, Bertioga, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém, Peruíbe, Ilha Comprida, Ubatuba, São Sebastião e Caraguatatuba.
Banhistas frequentaram praia na orla de Mongaguá, SP, neste domingo — Foto: Arquivo Pessoal/Julio Cesar

As oito mortes foram registradas nas cidades de Guarujá (3), Mongaguá (3), Bertioga (1) e Ubatuba (1). Em Guarujá, as vítimas eram três homens, de 24, 27 e 60 anos. Dentre eles, o sargento aposentado.

Em Mongaguá, dois homens, ainda não identificados, se afogaram e também não resistiram. Um terceiro banhista, de 22 anos, havia desaparecido e foi localizado por volta das 23h15 de domingo (6).

Ainda conforme o GBMar, um banhista de 22 anos sofreu parada cardiorrespiratória na Praia do Itaguaré, em Bertioga. Ele foi reanimado pelos bombeiros e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas acabou morrendo na noite de domingo. Em Ubatuba, a vítima fatal foi um jovem de 25 anos, que se afogou na Praia do Félix.

FONTE: G1

Postar um comentário

0 Comentários