O ar quente e úmido predomina sobre o Sul, Centro-Oeste e Norte do Brasil e também sobre São Paulo. A circulação de ventos sobre o Brasil, em diversos níveis da atmosfera, está estimulando a formação de muitas áreas de instabilidade sobre estas regiões.
Nesta terça-feira, as nuvens mais carregadas se formam sobre a Região Sul. O ar quente e seco que predomina sobre parte do interior do Nordeste, no Tocantins, em Goiás e no Distrito Federal dificultando a formação de grandes nuvens.
Previsão do tempo para 18/10/2022 - terça-feira
Tempo instável na Região Sul do Brasil, com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes no decorrer do dia em praticamente toda a Região. Só não deve chover na região de Uruguaiana, no sudoeste gaúcho. O tempo mais chuvoso deve ser observado no centro-leste do Paraná, no centro, leste e sul de Santa Catarina e no litoral do Rio Grande do Sul. Pode chover forte nas três capitais.
Na Região Sudeste, pancadas de chuva ocorrem desde a madrugada no oeste e no sul de São Paulo e se espalham pelo restante do estado no decorrer do dia. Chove forte no sul do estado. A Grande São Paulo pode ter chuva fraca pela manhã, mas tem risco de temporal à tarde e à noite. O estado do Rio De Janeiro, a região da Zona da Mata Mineira e o Sul de Minas têm sol de manhã, aumento de nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite. O sol forte e calor predominam em todo o centro, oeste e norte de Minas Gerais, incluindo a Grande Belo Horizonte. O Espírito Santo tem períodos com sol e também momentos com chuva fraca a moderada.
Mais um dia de sol, quente e seco em Goiás, no Distrito Federal e no leste de Mato Grosso. Estas áreas podem ter níveis de umidade entre 11 e 20% nas horas mais quentes do dia.
O restante da Região Centro-Oeste tem períodos com sol e pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser eventualmente fortes. Entre as capitais, tem previsão de chuva para Cuiabá e Campo Grande.
Quase toda a Região Norte do Brasil tem um dia com pancadas de chuva com raios e períodos com sol, podendo chover com moderada a forte intensidade em vários locais. Há risco de temporal no oeste do Acre e no sudoeste do Amazonas. Há risco de chuva forte nas capitais Manaus, Rio Branco, Porto Velho, Boa Vista Belém e Macapá.
O sol e o tempo seco predominam no Tocantins, onde tem possibilidade de algumas pancadas de chuva apenas no extremo norte do estado. Palmas deve ser a capital mais quente nesta terça, com temperatura de até 39°C
O sol aparece forte em toda a Região Nordeste. O tempo fica seco, sem condições para chuva, no centro-sul do Maranhão e do Piauí, no sertão oeste de Pernambuco e no interior da Bahia. Todas as demais áreas do Nordeste podem ter pancadas de chuva no decorrer do dia. Atenção para chuva moderada no litoral leste nordestino.
O sul do Maranhão e do Piauí e o oeste da Bahia ficam em alerta para o ar muito seco, com níveis de umidade do ar entre 11 e 20% nas horas mais quentes do dia.
Alertas meteorológicos para 18/10/2022 - terça-feira
Capitais que podem ter chuva forte:Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande, Cuiabá, Porto Velho, Rio Branco, Manaus, Boa Vista, Macapá e Belém
Alerta para temporais no Paraná, em Santa Catarina, no oeste, sul e leste de São Paulo, no sul de Mato Grosso do Sul, no sudoeste do Amazonas e oeste do Acre.
Atenção para chuva moderada a forte, com raios e fortes rajadas de vento no sul de Santa Catarina, no norte, nordeste e leste do Rio Grande do Sul, no centro de São Paulo, Sul de Minas, Zona da Mata Mineira e centro-sul do Rio de Janeiro, no centro, leste e oeste de Mato Grosso do Sul, no sul, centro, oeste e noroeste de Mato Grosso, em Rondônia, no Amazonas (exceto no sudoeste do estado), no centro-leste do Acre, em Roraima, no Pará (exceto no leste do estado)
Alerta para para o ar muito seco, com níveis de umidade entre 11 e 20% no vale do São Francisco e no oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão, no Tocantins (exceto no norte do estado),no Distrito Federal, em Goiás, no sul e leste de Mato Grosso, no sul do Maranhão e do Piauí
Alerta para ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com ondas de 2,5m a 3,0m
Fonte: Climaetempo
0 Comentários
Deixe seu comentário...