Estão sendo velados nesta sexta-feira (28), em Palotina, no oeste do Paraná, os corpos dos sete trabalhadores haitianos que morreram nas explosões sequenciais em um silo da cooperativa C.Vale.
O velório coletivo ocorre no ginásio de esportes de Palotina, com a presença da comunidade haitiana que vive na cidade. O trabalhador brasileiro que morreu no acidente é velado em uma capela particular. Veja quem são as vítimas abaixo.
Até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre o horário de enterro das vítimas, mas a previsão é que isso ocorra ainda nesta sexta.
Um trabalhador, também haitiano, continua desaparecido. Segundo o Corpo de Bombeiros, ele está sob uma carga de 10 mil toneladas de milho.
Segundo o Corpo de Bombeiros, 11 pessoas ficaram feridas nas explosões. O local é um grande reservatório onde são armazenados produtos agrícolas. O acidente aconteceu na quarta-feira (26).
Um vídeo de câmera de segurança mostra o momento de uma das explosões
O Ministério do Trabalho (MPT) e a Polícia Civil instauraram inquérito para investigar as causas do acidente. Em nota, a C.Vale disse que está colaborando com as forças de segurança.
A cooperativa tem atuação no Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraguai. Ela é considerada a 5ª maior do agronegócio na região sul do Brasil em vendas e a 2ª maior do Paraná.
Explosões em cooperativa de Palotina deixam mortos e feridos — Foto: Reprodução/RPCMoradores da região afirmaram que sentiram o tremor causado pelas explosões. Um vídeo gravado pela câmera de segurança da moradora Daniele Satiro registrou três barulhos de explosões sequenciais. Assista acima.
Nas imagens, é possível ver, também, a janela da casa tremendo em uma das explosões. A moradora contou que mora a 1 km da C.Vale.
Há relato de tremores em casas a cerca de 8 quilômetros de distância da cooperativa.
O que diz a C.Vale
"A C.Vale comunica aos seus associados e comunidade em geral que nesta quarta-feira, 26 de julho, às 16h50, um sinistro de grandes proporções atingiu nossa unidade central de recebimentos de grãos em Palotina, oeste do Paraná, devido a causas ainda não identificadas.
No momento, a prioridade está centrada na mobilização de todos os esforços e recursos necessários à preservação da integridade dos colaboradores atingidos pelo incidente e apoio aos familiares das possíveis vítimas atingidas.
No momento, todas as equipes de segurança da cooperativa estão ativas colaborando com autoridades públicas envolvidas, visando minimizar efeitos desse lamentável evento.
Assim que todas as variáveis forem identificadas e apuradas as repercussões geradas pelo incidente, nova nota de esclarecimento será emitida pela equipe de gerenciamento de crise instalada nessa oportunidade."
Mapa detalha local de explosões em silos, em Palotina, no Paraná — Foto: g1Fonte: G1
0 Comentários
Deixe seu comentário...