Foto Divulgação |
São Jorge do Patrocínio – Desde o começo da semana, mais de cinco mil hectares de vegetação nativa do Parque Nacional de Ilha Grande já foram consumidos pelo fogo, segundo o diretor do parque, Romano Pulzatto. As chamas avançaram forte ontem durante o dia, mas a noite diminuíram e a expectativa é de controle hoje na parte da manhã.
O fogo começou na segunda-feira a noite, perto do Porto Santo Antonio, município de Itaquiraí, provavelmente causado por raios durante o tempo de chuva que formou na região. As chuvas ficaram restrita apenas a região do parque em Guaíra. Mesmo assim, uma perícia foi apurar a real causa do incêndio. As chamas seguiram em direção à Altônia e São Jorge do Patrocínio em uma frente e na outra frente rumo a Alto Paraíso.
Segundo Romano, o fogo se espalhou por alguns pontos onde a vegetação seca ainda era baixa e acabou desviando de outros. Cerca de 20 brigadistas do ICMBio e voluntários das prefeituras do Coripa trabalham para conter o fogo e foram ajudados ontem por um helicóptero que continua hoje cedo na área. Romano diz que será feito um esforço maior hoje cedo para apagar o fogo e evitar que ele siga em direção à Lagoa Jatobá, distante cerca de 10 quilômetros do ponto onde estava ontem.
Perto da referida lagoa há um aceiro, onde o fogo certamente seria controlado, mas a direção do parque quer evitar a destruição de milhares de hectares nos 10 quilômetros de distância que separam a lagoa da linha de fogo que havia ontem.
A reserva, de mais de 76 mil hectares, abrange parte dos municípios de Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio, todos no noroeste do Paraná.
Fonte: Ilustrado
0 Comentários
Deixe seu comentário...