Covid-19: Brasil tem 80.120 mortes e 2.118.646 casos confirmados, dizem secretarias de Saúde

People are seen practicing exercises on an avenue reserved for leisure, on the edge of the ipanema beach located in the south of the city of Rio de Janeiro, Brazil, on July 19, 2020. Local authorities have started the 4th (fourth) of the 6 stages of easing social isolation (quarantine), which allows for some team sports on the beach except for weekends. Rio de Janeiro surpassed the 11,000 deaths caused by the Coronavirus (COVID-19) and more than 135,000 confirmed cases of the disease. (Photo by Allan Carvalho/NurPhoto via Getty Images)

O número de casos do novo coronavírus no Brasil subiu para 2.118.646 e o total de mortes chega a 80.120. Os dados, divulgados na noite desta segunda-feira (20), constam no painel atualizado pelo Conass (Conselho Nacional dos Secretários de Saúde), um sistema próprio de informações que reúne dados de contaminados e de óbitos em contagem paralela à do governo.

Nas últimas 24 horas, foram registrados mais 20.257 casos novos e 632 óbitos, segundo os dados divulgados pelo Conass. No domingo (19), o país tinha 79.488 mortes e 2.098.389 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o conselho.

Os dados do Conass também viraram referência para o Congresso Nacional, que abandonou a contagem do Ministério da Saúde. A decisão foi anunciada na segunda-feira pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

DADOS CONSOLIDADOS RETORNAM

Na terça, o governo do presidente Jair Bolsonaro voltou a divulgar os dados acumulados de casos confirmados e óbitos no site oficial disponibilizado pelo Ministério da Saúde, que haviam sido omitidos da plataforma na quinta-feira (4).

O recuo acontece após a determinação para retomada da divulgação, decidida pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, na noite de segunda-feira (8), ao acatar um pedido protocolado pelos partidos Rede, PSOL e PC do B.

Mais cedo nesta terça, o ministro-interino da Saúde, general Eduardo Pazuello, voltou a negar que a pasta esteja escondendo dados da Covid-19, e reiterou que os dados retirados seriam recolocados no portal, durante reunião da comissão externa da Câmara dos Deputados que acompanha as ações de combate à pandemia da Covid-19.

FONTE: Yahoo

Postar um comentário

0 Comentários