Um indígena da etnia Guarani Kaiowá foi morto com um tiro na testa na madrugada de domingo (16) na Terra Indígena Iguatemipeguá I, em Iguatemi (MS). Outros quatro indígenas ficaram feridos, segundo a Funai.
A vítima foi identificada como Vicente Fernandes Vilhalva, de 36 anos. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas, cerca de 20 pessoas armadas, vindas de fazenda, atacaram a comunidade por um período prolongado, disparando contra moradias e famílias.
Segundo relatos, os invasores destruíram barracos pela manhã e cercaram parte da área. A retomada do território por indígenas Guarani Kaiowá ocorreu em outubro: o grupo voltou a ocupar parte da Fazenda Cachoeira, dentro da TI Iguatemipeguá I, uma terra oficialmente delimitada em 2013.
Este ataque teria sido o quarto em menos de duas semanas, segundo a Funai, num cenário de conflito fundiário contínuo. A Polícia Federal está fazendo diligências na área, e a Força Nacional foi deslocada para garantir segurança.
O Ministério dos Povos Indígenas (MPI) afirmou que acompanha a situação por meio de seu Departamento de Mediação e Conciliação e cobrou medidas mais firmes para proteger os povos indígenas. A ministra Sonia Guajajara também reforçou que a regularização fundiária e a demarcação de terras são fundamentais para evitar mais mortes.
VEJA ÚLTIMAS NOTÍCIAS
- PRF apreende 454 celulares e eletrônicos em Maracaju
- PRF apreende 1.647 kg de maconha em Jaraguari (MS)
- Polícia Civil prende dois por homicídio em Itaquiraí
- PRF apreende quase duas toneladas de maconha na divisa MS/SP
- DOF apreende 71 kg de maconha em Pajero na BR-267
Fonte: Funai, Cimi, Ministério dos Povos Indígenas/ g1

0 Comentários
Deixe seu comentário...